O que é Briefing?

Não se assuste. Na área do design, publicidade e marketing, o uso de palavras inglesas é muito comum. Ao pé dá letra, a tradução de briefing seria um resumo, mas ele pode significar também um documento em que as informações sobre o projeto de comunicação estão reunidos ou a reunião para a definição das informações que nortearão um projeto. Assim, briefing  é  um conjunto de informações coletadas do demandante a respeito do que ele almeja que seja realizado por parte de uma equipe de comunicação. Ele é um instrumento fundamental dentro do processo de trabalho dessa equipe pois, é através dele que se cria a solução que o demandante procura. Por isso, é importante que seja bem feito, ainda que não existem regras de como ele deve realizado.

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Aqui na Criação Gráfica da UFMG, trabalhamos com um pré-briefing que é um documento enviado ao demandante. Nele existe uma série de perguntas para se obter as informações básicas sobre o que se necessita comunicar. Por exemplo, precisa-se divulgar um evento que acontece no fim do ano no Campus Saúde. Nesse documento, o demandante nos informará sobre quem é o público do evento, quando ocorre, qual a verba disponível, algum histórico de eventos anteriores, quais as expectativas e objetivos com a comunicação a ser feita. A partir disso, a equipe que desenvolverá o projeto realiza uma reunião em que essas informações básicas já estão esclarecidas. Isso permite que a reunião de briefing se aprofunde em algum ponto que não ficou claro ou em outras questões mais subjetivas como o conceito a ser traduzido pela criação.

“ Em seu conceito mais simples e direto, briefing significa a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de Atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. É baseado nele e completado com as informações de pesquisa que se esboça o planejamento publicitário. O briefing é uma fase completa de estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado, do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente”. (Sampaio, 1997: 206)

Então, o briefing nada mais é que um conjunto de pistas para solucionar o que o demandante procura. Um briefing esclarecedor permite uma criação muito mais assertiva, pois, a partir dele, as ideias e soluções criadas estarão em consonância com os anseios de todos os envolvidos.

Veja o modelo de Pré-Briefing Comunicação Integrada – 2016.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcase empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 
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